terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como usar o seu perfume.



Você já sentiu um aroma que te fez viajar sem sair do lugar? Gostoso não é? Mas provavelmente também já teve, através do olfato, alguma sensação desagradável. Pois é, perfume não é unanimidade; mas seguindo algumas regras você conseguirá só agradar.
A palavra perfume tem origem no Egito, em latim Per (através) e Fumum (fumaça), está associado aos rituais feitos pelos egípcios às divindades. Eles acreditavam que através da fumaça perfumada as preces chegariam mais rápido aos deuses. O tempo passou, e o perfume continua chegando longe.
Quando entramos em algumas lojas de perfume, recebemos tantos papéizinhos borrifados, que no fim nem sabemos qual mais gostamos. O pior acontece quando uma essência nos agrada, mas ao passar na pele a fragrância não parece a mesma do perfume que escolhemos.

Como escolher o perfume certo e não cometer exageros?


 Renata Aschar, especialista e autora dos livros: "Guia de Perfumes" e do best seller "Brasilessencia: A cultura do perfume", tem dicas infalíveis sobre como usar esta arma poderosa a seu favor.
 A especialista foi enfática ao dizer que é fundamental testar a fragrância na própria pele, mas faz um alerta: "as condições de saúde interferem na química do corpo, portanto evite testar o perfume após alimentação pesada ou condimentada e depois de exercícios físicos vigorosos. Para descobrir o verdadeiro aroma na sua pele é preciso aguardar, pelo menos, uma hora após a aplicação, para o desenvolvimento das três fases da difusão da fragrância: as notas de saída que duram no máximo 15 minutos; as notas de coração que são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram 40 minutos; e as notas de fundo, as mais tardias, porém mais persistentes", ensina Renata.
Ok. Mas estamos no verão e transpiramos demais, e isso também altera a química da pele e conseqüentemente do perfume. Para não errar em dias quentes, Renata sugere aromas leves, como os florais frutais, as lavandas, os cítricos e até mesmo os unissex.
Para não errar a mão, na hora de passar o perfume Renata afirma que vale colocar um pouco na palma das mãos e espalhar fugazmente pelo corpo. Também vale perfumar o rosto: o aroma ficará em contato direto com o olfato do parceiro na hora do romance. Aliás, dizem que uma mulher deve passar perfume onde gostaria de ser beijada. Afinal, em matéria de sedução, o perfume é um poderoso aliado.
Outra preocupação de quem usa perfume é quanto tempo ele vai ficar na pele. A especialista diz que a duração está relacionada aos seus ingredientes. "Perfumes com ingredientes mais leves e voláteis, quimicamente falando como lavanda e cítricos, evaporam mais rápido na pele. Para maior duração, aposte em ingredientes mais densos como musk, madeiras, âmbar, entre outros.", diz. Aplique o produto no pulso - perfumes duram mais em pontos de maior pulsação, incluindo umbigo, nuca e área atrás dos joelhos. Se for o caso, pode-se aplicar no braço.

O que não devemos fazer ao usar perfume


- Aplicar o perfume em roupas: o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado - além de haver o risco de manchar a peça.
- Aplicar perfume antes de exposição ao sol, pois se trata de um produto químico que pode agir como sensibilizante - e provocar manchas na pele.
- Misturar fragrâncias. Não misture perfume com desodorantes, cremes ou loções com cheiros diferentes. No caso de shampoo e sabonetes tudo bem, mas no caso do hidratante para o corpo, com certeza, procure sempre usar ambos do mesmo cheiro.
Caso a pele fique irritada com a aplicação de um perfume, é melhor deixá-lo de lado. A reação indica alergia à fragrância ou a algum de seus componentes.                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário