terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tipos de escovas de cabelo

Quando o assunto é beleza e vaidade, os cabelos ocupam boa parte das preocupações da maioria das mulheres. Na correria do dia a dia, a praticidade e o tempo gasto para se arrumar conta muitos pontos!
O cuidado com a cabeleira só termina após finalizarmos a escova e, pode não parecer, mas escolher a escova certa faz verdadeiros milagres. Por mais sedosos que sejam os fios, a escova é item determinante para manter a integridade, a beleza e o brilho dos cabelos.

Como escolher a escova ideal?

Para cada tipo de cabelo existe uma escova ideal que deve ser escolhida de acordo com a espessura do fio. "Existe uma regra básica: fios grossos pedem escovas de diâmetro largo e cerdas espaçadas. Já os fios finos pedem escovas com cerdas bem juntas. Os longos pedem escovas grandes, mas essa regra pode variar de acordo com a finalidade do uso.", ensina o cabeleireiro Rogério Moraes do Estúdio B, em São Paulo.
Para garantir a beleza dos fios, existe uma infinidade de tamanhos e modelos de escovas, inclusive com diferentes funções: desembaraçar, alisar, massagear, fazer a escova dos sonhos, simplesmente pentear ou diminuir o arrepiado como as escovas de íon.
escova de cabelo
Independente do tipo de cabelo ou da escova escolhida, uma regra é importantíssima na hora de escovar os cabelos: cabelos devem ser desembaraçados secos ou levemente úmidos, pois os fios quando molhados ficam elásticos e podem quebrar.

Para cada cabeça, uma sentença

Cada tipo de cabelo possui sua particularidade, por isso, preparamos dicas para facilitar na hora de escolher a escova ideal.

Cabelos cacheados:

  • Esse tipo de cabelo sofre com a escovação, pois perdem os cachos e ganham volume. Se você tem cabelos cacheados, desembarace os fios molhados com os dedos e amasse para secar. Um ativador de cachos deixa os cachos mais definidos e brilhantes.
  • Se a intenção é alisar, escolha uma escova de acordo com a espessura do fio: cabelos grossos, cerdas espaçadas, cabelos finos, cerdas aproximadas.

Cabelos crespos:

  • Quem tem cabelos crespos deve escolher escovas com cerdas bem separadas.
  • Para desembaraçar os cabelos, escovas com cerdas de metal ou pentes de madeira sempre de dentro para fora e de baixo para cima.
escova de madeira

Cabelos lisos:

  • Para cabelos lisos e grossos a regra muda um pouquinho. Você pode usar uma escova de cerdas mais estreitas.
  • Geralmente fios lisos ficam elétricos após serem escovados e para evitar que isso aconteça, use escovas com cerdas de madeira nos cabelos secos.
  • Se você quer volume na cabeleira, escolha uma escova redonda e grande e vá levantando a raiz com movimentos circulares de baixo para cima.
escova com cerdas aproximadas

Cabelos quimicamente tratados e quebradiços:

  • Escolha escovas de cerdas naturais para desembaraçar e dar brilho aos cabelos fracos e quebradiços. Os modelos mais indicados são os que possuem cerdas sintéticas associadas às cerdas naturais de javali, pois levam a oleosidade do couro cabeludo ao comprimento de forma suave e não arrebentam o fio.

  • 4 comentários:

    1. lindo o seu blog. Me segue também.

      http://www.paradigmasdaspalavras.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. não sabia que para cada tipo de cabelo..tinha...uma escova....essa e nova pra mim...eee

      ResponderExcluir
    3. Post interessante :)
      Eu tenho cabelos cacheados, mas eles são bem finos, não costumo ter trabalho com eles.
      Uso uma escova mediana quadrada, ela vendia na avon, aqui em casa tem um monte delas, fizemos reserva já que não vende mais na revista, ehehehehe

      ***
      Cinema, música, literatura, fotografia, curiosidades!

      http://cafedefita.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    4. Ana Laura, Seu blog ficou muito bom.
      A aparência e o Layout ficaram ótimos. O pano de fundo combinou também.
      Ficou simples e objetivo.
      Bjus!

      ResponderExcluir